Feijoada completa para 20 pessoas.

Author: Marcinhus // Category:


feijoada completa

adoro feijoada, está certamente na lista "top 5 pratos preferidos". **

ingredientes(para a feijoada)1,5kg de feijão
5 lingüiças
3 pedaços médios de bacon
1kg de costela de porco salgada
1kg de lombo de porco salgado
0,5kg de costela de porco fresca
0,5kg de lombo de porco fresco
1kg de carne seca
2 pés,
2 orelhas,
2 rabos,
2 línguas de porco (todos salgados)
2 cebolas grandes picadas
4 dentes de alho picado
6 folhas secas de louro(*)
1 laranja descascada (sem a parte branca e sem sementes)
(para o molhinho de pimenta)1 tomate1 pimenta vermelha dedo de moça
1/2 xícara de salsinha e cebolinha picada4 pimentas de cheiro
(para o arroz)6 xícaras de arroz (cru)1 cebola pequena2 dentes de alho picadinho2 colheres de sopa de óleo
(para a farofa)1 pacote grande de farinha biju (ou de mandioca torrada normal)
2 linguiças calabreza picadas1 xícara de bacon picado em quadradinhos1 pacote de manteiga sem sal (200g)
1 ovo3 colheres de sopa de azeitona verde picada1/2 cebola picada1 dente de alho picado
(couve refogada)
4 maços de couve picada fina8 dentes de alho óleo para refogar

(*) essa é dica da minha mãe e eu não entendo mas sigo à risca ;)

utensílios1 panela monstra para feijoada (tem que ser grande mesmo. se não tiver uma, arranje)3 panelas grandes para ferver1 panela grande para o arroz2 panelas grandes de pressão (se tiver 1 só, tenha muita paciência)1 vasilha grande para colocar o feijão de molhoescorredor2 frigideiras grandes1 frigideira pequena1 tábua de carne1 faca afiada para as carnes1 faca pequena para legumes1 colher de pau grande2 colheres de pau médiasmuitos panos de prato
IMPORTANTE: para fazer essa quantidade de feijoada você deve ter um fogão que comporte uma panela gigante e outras panelas ao mesmo tempo! se seu fogão for de 4 bocas, reduza a receita para 1/3 ou metade
>> estou pressupondo que você não vai lavar nada depois de usar, por isso tantas panelas. você pode ir lavando as que tiver e reusar, é claro.
modo de preparar - + ou - 12h antes de servirpegue todas as carnes salgadas (costela, lombo, carne seca e apêndices do porco) e pique o que estiver inteiro (não precisa picar pequeno, seja generoso nos pedaços).
lave as carnes picadas pra tirar o excesso de sal e coloque de molho em bastante água (pra isso as panelas grandes). eu sou maníaca e costumo colocar as carnes todas separadinhas nas panelas, mas é frescura. se quiser e couber na panela, pode misturar.
escolha o feijão (vamos fingir que eu escolho mesmo...), lave e coloque de molho cobrindo completamente de água. atenção, novatos: o feijão incha que é uma loucura. não coloque água ou feijão até a borda da vasilha, ok? se a vasilha não for grande, coloque em 2
modo de preparar a feijoada - no dia de servir ou 12h depoisjogue a água das carnes fora, lave todas muito bem, devolva tudo pras panelas com bastante água e coloque pra ferver. ferveu? jogue a água fora, lave tudo, coloque mais água e ferva de novo. separe as carninhas, já vamos usá-las. o que a gente fez agorinha se chama dessalgar as carnes, pro seu conhecimento ;)
enquanto as carnes fervem, sugiro que você prepare o resto dos ingredientes da feijoada e deixe no jeito: corte as carnes frescas em pedaços não muito pequenos, corte as linguiças em rodelas, o bacon em pedaços pequenos, pique a cebola e o alho e descasque a laranja.
prontas as carnes, pegue suas panelas de pressão e faça um bem-bolado em cada panela, distribuindo os ingredientes: coloque feijão, um mix das carnes dessalgadas (um pouco de cada), carnes frescas, linguiça e o bacon. adicione 2 folhas de louro (eu amo. se quiser diminuir não tem problema) e 1/4 da laranja descascada (se a panela for grande eu colocaria 1/2 laranja). coloque a panela fechada no fogo e, depois que "chiar", conte 15 minutos. não deixe "só mais um pouquinho", senão o feijão dissolve.
atenção: nada de sal, nada de nenhum tipo de tempero na panela de pressão. confie.
(esse processo das panelas de pressão eu faço quantas vezes for necessário pra acabar o feijão e as carnes. dessa última vez fiz 3 vezes. conforme cada "leva" do cozido feijão + carnes vai ficando pronto, eu vou colocando no panelão já com o refogado, mas sem ainda ligar o fogo. quando tudo ficar pronto eu coloco pra cozinhar)
bem: enquanto as panelas de pressão estão no fogo cozinhando sua pré-feijoada, prepare o refogado no panelão que vai receber o que sair das panelas de pressão: coloque óleo na panela, esquente, coloque a cebola picada, refogue um pouco até amolecer. coloque o alho e misture até dourar bem de leve e desligue o fogo. só depois que o conteúdo de todas as panelas de pressão estiver na panelona é que você vai começar a cozinhar a feijoada propriamente dita.
tudo cozido nas panelas de pressão? misture na panelona, mexa bem e coloque no fogo médio. experimente e conclua que não precisa de um pingo de sal ;) mexa de vez em quando (cuidado com o fundo) com aquela colher de pau grande que eu recomendei (senão não chega no fundo, né?) e deixe apurar. o que é apurar? deixar os sabores se misturarem e o maravilhoso feijão fazer efeito e engrossar, criar caldo.
a farofa enquanto a feijoada apura você prepara a farofa: pegue uma das frigideiras grandes e coloque metade da manteiga, deixe derreter mas não queimar. junte o bacon picado e refogue até dourar. junte a linguiça picada e deixe dourar. nessa altura os vizinhos e os cachorros da vizinhança vão querer invadir sua casa por causa do cheiro de pecado, seja forte. adicione a cebola picada, depois o alho, depois a azeitona.
quando estiver tudo refogadinho, abra um "buraco" no meio da frigideira e quebre um ovo com cuidado. "mexa" o ovo rapidamente, procurando criar pedacinhos de ovo que vão se misturar na farofa (não se preocupe se não der 100% certo: não há o que você faça com esse ovo que vá estragar a farofa :D).
junte o restante da manteiga e, quando derreter, coloque a farinha de mandioca e misture como se sua vida dependesse disso. a idéia é que fique tudo bem misturado e que a farinha não queime, então tenha cuidado com o fogo, pode abaixar um pouco e misturar bem. um pouco de sal pode ser necessário, experimente. quando estiver tudo misturadinho pode tirar do fogo.
a couve é o mais chato é cortar a couve fininha. eu compro no supermercado, pronto. se quiser cortar, vá em frente, mas faça um trabalho decente e corte FINO, ok?
aqueça o óleo na frigideira e coloque o alho picado. atenção, o alho é o capeta pra queimar e deixa um gosto ruim quando acontece. quando dourar o alho, coloque a couve (pode pôr bastante, ela reduz pra menos de 1/4 do volume original), salpique sal, aumente o fogo e mexa bastante até a couve murchar e ficar verde bem escura. não precisa morrer de refogar a couve, só faça ela mudar de cor, rapidamente, e tire do fogo.
o molhinhoa essa altura a feijoada está lá, cozinhando, e tem bastante caldo pra você roubar. aqueça um pouco de óleo e coloque cebola picadinha, depois alho e depois tomate picado. deixe refogar e quando o tomate estiver molengo junte as pimentas picadas. misture um pouco e coloque 4 conchas de caldo de feijão (com uns feijõezinhos, sem exagerar) nessa mistura e mexa bem. se precisar, amasse com o garfo os pedaços de tomate e feijão, faça um molho denso mas não muito grosso e separe pra servir em molheira.
o arrozé a última coisa que eu faço, antes de servir, junto com a couve. se não quiser arriscar fazer as 2 coisas ao mesmo tempo, faça o arroz e enquanto ele cozinha faça a couve.
bem, a receita: diz a lenda que para cada xícara de arroz são 2 xícaras de água. eu tenho preguiça de medir e faço a olho, mas pode usar a regra que dá certo.
aqueça o óleo, junte a cebola e o alho picadinhos (pode usar só alho, se quiser), coloque o arroz. mexa bem o arroz, misturando o óleo e os temperos. quando os grãos de arroz estiverem ficando transparentes, coloque a água. meu pai diz que se esquentar a água antes de colocar o arroz fica mais solto. tenho preguiça e nunca faço isso, mas tente e me conte.
coloque 1 colher de sopa rasa de sal (pra essa quantidade), misture, experimente a água (lembrando que depois o sal fica mais presente), deixe em fogo médio com a panela semi-tampada. quando o arroz estiver seco em cima, tire a tampa e fique esperto: confira de vez em quando se a água acabou. quando acabar (investigue colocando uma colher ou garfo até o fundo da panela), adivinhe? desligue e sirva.
a hora H bem, aí é só colocar as coisas na mesa e servir. você pode ser fina e colocar em travessas lindas ou pode ser como eu e colocar a panela na mesa pro povo se servir ;)
não costumo servir feijoada com laranja porque os meus convidados nunca comem e fica a maldita laranja na minha geladeira por vários dias até eu jogar fora. mas seus convidados podem gostar, inclua se quiser.
colocar na mesa uma pimenta pura e bem forte é bom, sempre tem quem goste. farinha de mandioca pura, de boa qualidade, também é essencial. coloque na mesa pra quem quiser.
há os que preparem bistecas e torresmo pra acompanhar, mas a meleca que faz no fogão é algo de medonho. amo bisteca e torresmo, mas ninguém merece fritar essas coisas, não. deixo essas iguarias pra comer .

29 Responses to "Feijoada completa para 20 pessoas."

Verônica Says :
29 de agosto de 2009 às 13:24

Super divertida e de muita ajuda, principalmente pelos detalhes.
Muito Grata.
Verônica

Unknown Says :
24 de setembro de 2010 às 09:47

a receita parece deliciosa, gostei da forma bem humorada com que a apresenta,vou fazer e tenho certeza que meus amigos vão gostar.Já trabalhei em restaurante e fazia feijoada para mais de 60 pessoas, sou baixinha e precisava subir numa cadeira para mexer com aquele remo( a colher de pau parece um remo de tão grande), mas no final dava tudo certo e a clientela amava.É sempre prazeroso fazer algo que agrada. Beijos.

Clariz Says :
5 de agosto de 2011 às 05:15

salvou meu aniversario, aqui em Porto Alegre está fazendo um frio danado (hoje 5/8/2011 a temperatura é de 2º graus)nada mal como uma feijoada para aquecer. Obrigada
Clariz

neyduda Says :
14 de outubro de 2011 às 11:06

Parabéns muito bem explica e com uma pitada de humor muito legal . obrigado .

Anônimo Says :
16 de julho de 2012 às 18:06

Parabéns pela explicação, ri muito, tenho uma filha de 11 anos e parecia ela falando. Vou fazer 34 anos no próximo domingo dia 22/07/2012, e escolhi sua receita pela maneira inteligente, simples e muito divertida como a descreveu, e pelo jeito é deliciosa, o clima esta pedindo este prato, pois está muuiito friu, moro no RS Santa Rosa, mas então é isso escolhi sua receita e vou prepará-la, servi-la, come-la e depois volto para contar como foi, me aguarde.... obrigado inté....

Regina Says :
9 de agosto de 2012 às 17:19

Adorei a receita. Vou copiar para o próximo domingo, dia dos Pais. Só vou eliminar as orelhas, rabos , pés e línguas. Não sou chegada neles, não. Os detalhes são fantásticos e didáticos e o bom humor, essencial! Show!

TecnoManiac Says :
5 de outubro de 2012 às 02:06

Adorei a receita, ri muito com a forma bem humorada com que vc descreve ela. Quanto de arroz vc coloca pra 20 pessoas?
obrigada.

Unknown Says :
26 de julho de 2013 às 08:39

Vou receber amigos amanhã e como tá um FRIO medonho em São Paulo, vou fazer feijoada, detalhe nunca fiz, mas achei esta receita bem explicadinha e bem humorada... Se der tudo certo, com certeza dará, volto para contar!!!!
Bjs e obrigada pelas ótimas receitas que posta.

Unknown Says :
5 de junho de 2014 às 10:47

AMEI SEU ALTO ASTRAL PARECE EU FALANDO A RECEITA PARA MINHA IRMA KKK BJUS

Dona Rô Says :
23 de junho de 2014 às 06:41

Achei ótima sua receita, muito bem explicada, só uma ressalva, como sou eu mesma quem lava tudo depois "j a m a i s" uso muitas panelas e vasilhas. Então fiz sua receita usando somente 02 panelas e 01 frigideira grande. Ficou ótima, mas sem muita louça suja .

Diego "Freaka" Says :
20 de novembro de 2015 às 11:41

vou fazer esta receita amanhã em meu restaurante

Unknown Says :
17 de fevereiro de 2016 às 04:48

Adorei a receita muito bem explicado e bem clara não deixa dúvidas e eu vou fazer neste domingo pró meu Pasto.
Eu adoro cozinhar tenho 29 anos sou casado e vai ser uma deliciosa feijoada.
Muito obrigado pela clareza.

Unknown Says :
3 de março de 2016 às 12:54

RIR AQUI É POUCO...
FAÇO PARA SERVIR EM MARMITEX.
OTIMA...
SEM CONTAR QUE É RECEITA DA MAMÃE.
OBRIGADA

Unknown Says :
11 de maio de 2016 às 07:18

A sua receita è ótima, espero fazer muito sucesso com ela

Juju Says :
25 de maio de 2016 às 11:47

Gostei da receita e dos detalhes. Tudo muito claro. Vou fazer. O modo divertido de passar uma receita faz toda diferença. Parabens

Unknown Says :
25 de maio de 2016 às 13:00

escolhi esta receita para fazer este final de semana (28/05/16) entre amigos , depois conto o resultado!!!!

Unknown Says :
27 de maio de 2016 às 17:06

vou fazer amanha o feijao e as carne estao de molho ,, boa receita

Unknown Says :
16 de junho de 2016 às 09:45

Eu fiz, mas sobrou bastante, talvez pelo fato de ter muita carne, acabou ficando meio pesada e o feijão acabou não interagindo por ser pouco comparado ao volume de carne. As dicas são ótimas.

Unknown Says :
2 de setembro de 2016 às 10:57

amei!! muito bem explicadinha.Vou fazer para um open house.obrigada.

Unknown Says :
2 de setembro de 2016 às 10:58

amei!! muito bem explicadinha.Vou fazer para um open house.obrigada.

Unknown Says :
22 de novembro de 2016 às 03:48

Adorei a receita,vou fazer para 20 pessoas será que a quantidade de arroz dá???

Marcia Oliveira Says :
27 de dezembro de 2016 às 23:48

Muito obrigada pela receita!!

Maria Says :
13 de janeiro de 2017 às 13:29

Adorei... Vou tentar fazer!

Unknown Says :
25 de agosto de 2017 às 12:06

PARA 20 PESSOAS 2KG DE FEIJÃO SERIA MELHOR? É O ARRIZ 1/5KG OU 2KG? Quantos maços de couve? 10? Considerando que um maço sempre dar para duas pessoas?

Unknown Says :
21 de novembro de 2017 às 11:31

Boa tarde! Parabéns!!! Muito bem explicadinha...um verdadeiro passo-a-passo!!!
Façam...é perfeita!!!!
Virou nossa receita de família!!!
Ficou simplesmente DI.VI.NA!!!!! MA.RA.VI.LHO.SA!!! DE.LI.CI.O.SA!!!!

Celinha santos Says :
10 de junho de 2021 às 03:28

Amei sua forma divertida de passar a receita , me senti na sua cozinha ouvindo você falar kk

Postar um comentário